Salamanca e Ciudad Rodrigo

8 Novembro 2015 0 comentários admin

 A 150 KM´S de Celorico da Beira com acesso por autoestrada , A cidade de Salamanca património da Humanidade pode também ser visitada a partir do Hotel Mira Serra. No percurso está Ciudad Rodrigo que merece também uma visita.

 

História e cultura da cidade de Salamanca

Salamanca é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas clássica e barroca. Destacam-se as catedrais velha e nova, o Palácio da Salina, o Palácio de Anaya, o Palácio de Monterrey, a Casa das Conchas, o Convento das Senhoras (Convento de las Dueñas) e a Torre do Cravo (Torre del Clavero). O Museu Diocesano, o Museu Catedralício, o Museu Universitário e o Museu das Senhoras são outras referências culturais da cidade. A atual vida cotidiana de Salamanca centra-se na Praça Maior (Plaza Mayor). Essa praça, edificada entre 1729 e 1755, é o centro e o principal símbolo da cidade.

As principais indústrias da cidade são os curtumes, a cerveja e a moagem de cereais. O turismo também é uma actividade económica importante. Salamanca foi escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2002, sendo o seu centro histórico Património da Humanidade desde 1988. A cidade tem a fama de ser o lugar onde se fala o castelhano mais puro da Espanha.

 


 

Salamanca tem, actualmente, duas universidades: a Universidade de Salamanca (pública) e a Universidade Pontifícia, universidade privada no âmbito da Igreja Católica. Somando-se as duas, supera-se a cifra de 32 000 alunos matriculados. Os estudantes provêm de todas as comunidades autónomas espanholas e o número de estudantes estrangeiros é um dos mais elevados de toda a Espanha.

 

Razões para visitar Ciudad Rodrigo
 

O que visitar e o que fazer em Ciudad Rodrigo

 

Uma das primeiras cosas a fazer em Cidade Rodrigo é um passeio pelo  castelo e as muralhas. O castelo está localizado na parte mais alta da aldeia e domina o panorama da cidade. Hoje o prédio abriga o Parador de Turismo da cidade. Outro lugar para ver em Cidade Rodrigo é a Catedral de Santa Maria, o Palácio de la Marquesa de Cartago ou Casa do Marquês de Cerralbo, localizado na Plaza Mayor. O património histórico e artístico  também se compõe de  outros edifícios que se deve conhecer em Cidade Rodrigo  como a Capela de Cerralbo, a Igreja de San Pedro, San Isidoro, San Cristobal, o seminário Diocese de San Cayetano e as ruínas do Convento de São Francisco, entre outros. 

 O Convento de San Agustin, ao Palácio de los Ávila y Tiedra, ou a mesma praça da cidade, são  outras vistas em Cidade Rodrigo, que não devem faltar em sua rota pela cidade.

Além disso, a cidade tem vários festivais, San Sebastián, em Janeiro, San Blas, em fevereiro, embora o mais importante do ano seja "O Carnaval do Touro" em fevereiro ou março, dependendo das datas da Quaresma. Há corridas de touros e a cidade está completamente cheia durante os feriados. Ver uma "encierro" é uma das atrações de Cidade Rodrigo, se estamos perto da cidade nessa época.

Um bom programa  é apreciar a sua comida. Os  ovos fritos típicos com farinato, uma salsicha feita com farinha de rosca, gordura de porco, colorau e especiarias que tem "Denominação de Origem". Eles também destacam a patatas meneás, Chanfaina e hornazo (espécie de torta recheada com frios, que são geralmente consumidas no campo nos "Lunes de Aguas"). 

Assim, você sabe, há muitos lugares turísticos em Cidade Rodrigo Não espere mais tempo para fazer a sua visita a esta cidade na província de Salamanca.

Opiniões, comentários e questões...

* Campo requerido

Comentários (0)