Mangualde

24 Novembro 2015 0 comentários admin

Mangualde dá-lhe a oportunidade de visitar os recantos mais escondidos através de vários percursos pedestres, que nos possibilitam o conhecimento concreto do concelho e um entendimento profundo de nós próprios e daquilo que foram os nossos antepassados.

Desfrute da natureza, respeite os trilhos sinalizados e utilize as normas de conduta dos pedestrianistas.

 

Trilhos de Ludares

 

Partida e Chegada: Capela da Nossa Senhora da Esperança 

Tipo de percurso: Ambiental, Cultural, Desportivo e Paisagístico 

Extensão: 15, 8 Km 

Duração: 4H

Nível de Dificuldade: Médio 

Época aconselhada: Todo o Ano

 

O percurso pedestre “Trilho de Ludares” inicia-se na Capela de Nossa Senhora da Esperança, na freguesia de Quintela de Azurara. Seguindo pelo “Caminho Largo”, desce a Serra e depois de atravessar a Ribeira de Ludares chega à antiga povoação dos Moinhos do Coval. Daí, o percurso segue em direção à Quinta do Cavaleiro, atravessa novamente a Ribeira de Ludares, passa junto à Quinta dos Linhares até chegar à Quinta do Carril, onde poderá ver uma sepultura antropomórfica. Caminha agora para o centro da aldeia até chegar à antiga ponte de Quintela. 

Aqui poderá parar para descansar e adquirir novas energias. Atravessa a Estrada Municipal 615 e segue na direção do sítio dos Freixos (como aqui é conhecido), onde atravessa um pontão, verdadeira obra-prima da arquitetura popular. O trilho segue para Norte em direção ao Campo de Futebol (onde não se chega) e depois para Este a caminho dos Vilares. 

Anda na direção da Quinta da Tapada e do limite do Concelho de Mangualde, onde encontra um abrigo de pastor e uma alminha mais adiante. Passa no local denominado Safail e ruma até à povoação de Quintela de Azurara. Observa aí a imponente Casa de Quintela, mais adiante a Igreja Matriz de São João Baptista e prossegue na direção de Canelas. Nesta pequena povoação fará um ligeiro desvio para poder observar uma janela manuelina. 

Retomado o caminho anterior, sobe a serra na direção do antigo alambique da freguesia e por entre vinhas e pomares segue até encontrar a estrada que o levará até à capela de Nossa Senhora da Esperança onde iniciou a sua caminhada.

Opiniões, comentários e questões...

* Campo requerido

Comentários (0)